Historia, Cidade de Guaruja
Portal VTN - Hotéis e Pousadas
Historia - Litoral Sul Hotel
Litoral Sul Hotel

Grarujá
Os sambaquis, índios que habitavam a região que hoje conhecemos como sendo Guarujá, provavelmente nem imaginavam que esse lugar seria, no futuro, um grande balneário de elite, com um cenário estonteante e capaz de atrair os mais poderosos empreendedores. Gente de grande visão, como o paulistano Elias Fausto Pacheco Jordão. Esse homem simplesmente fez com que a ilha deixasse de ser encarada apenas como uma prolongação improdutiva de Santos, para tornar-se uma região com potencial de vida própria.
Litoral Sul Hotel
Foi graças ao deslumbramento de Elias pelas incríveis paisagens da então deserta ilha que, no ano de 1893, mais precisamente no dia 4 de setembro, Guarujá ganhou o status de vila – até então, não passava de um mero povoado.
A fundação da Vila Balneária foi o marco de existência da atual Guarujá. Afinal, foi graças a esse acontecimento que começaram a pipocar os primeiros grandes investimentos na região. Foram implantados sítios de cultivo da cana-de-açúcar, arrozais, engenhos, bananais e muitos outros elementos que viriam a contribuir para a arrancada de desenvolvimento da cidade. Curiosamente, porém, todo esse avanço corria mais por conta de gente do planalto do que de Santos, apesar de Guarujá estar subordinada ao município vizinho. Só para lembrar, o próprio Elias era paulistano. E quando ele descobriu, no fim do século XIX, as potencialidades balneárias da ilha, sabia que os efeitos paradisíacos deste verdadeiro recanto só poderiam ser devidamente apreciados pela elite econômica do país, que nessa época já estava concentrada na capital de São Paulo. E a Vila Balneária trouxe todos os ingredientes necessários para satisfazer o requintado paladar dessa nobreza econômica.

 
Hotel Costa Balena
Av Veranrio, 154 - Enseada
Guarujá - SP
Tel (13) 3351-1104


Litoral Sul Hotel